quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Feira da Agricultura Limpa da Zona Leste - SP tem novo endereço.

A partir deste sábado (10/11), a Feira da Agricultura Limpa da Zona Leste será realizada no Parque do Carmo. A feira comercializa produtos que não possuem defensivos químicos agressivos e são produzidos na cidade de São Paulo.

A feira da Agricultura Limpa da Zona Leste tem novo endereço a partir de sábado (10/11). O novo local é o Parque do Carmo, na Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera. O horário de comercialização é das 7h às 12h.

Criada há um ano pela Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, através da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a 2° Feira da Agricultura Limpa acontecia na R. Maria do Val Penteado, em São Mateus.

Todos os produtos comercializados não possuem defensivos químicos agressivos, e são produzidos na cidade de São Paulo. Outro parque da cidade na Zona Sul, o Burle Marx, também possui uma feira onde é possível comprar alimentos e produtos produzidos da mesma forma.

A feira terá cinco barracas, de produtores locais e da Associação de Produtores Orgânicos da Zona Leste. Os consumidores poderão encontrar produtos, como Abobora; Abobrinha; Berinjela; Beterraba; Cenoura; Chuchu; Couve-Flor; Jiló; Mandioquinha; Pimentão; Rabanete; Tomate; Acelga; Alface; Almeirão; Brócolis; Couve; Escarola; Espinafre; Alho; Cebola; Alho Poro; Batata; Batata-doce; Mandioca; Cebolinha; Coentro; Louro; Salsinha. Frutas também poderão ser encontradas. Haverá comercialização de Banana; Goiaba; Laranja; Limão; Manga; Morango; Tangerina. Mudas de plantas medicinais e ervas como Balsamo; Capim-santo; Hortelã e Poejo também serão vendidas na feira.

A ação dá oportunidade para os agricultores locais comercializarem seus produtos diretamente aos consumidores, evitando assim o superfaturamento dos produtos cultivados pelos próprios agricultores. Com essa dinâmica, a Feira da Agricultura Limpa incentiva os pequenos produtores locais, comercializando os produtos com valores justos. O cultivo dos produtos é acompanhado por técnicos do Programa Agricultura Limpo, ligado ao Departamento de Agricultura e Abastecimento da Supervisão (Abast).

Programa Agricultura Limpa.

O Programa Agricultura Limpa foi criado em 2010 para incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos. Ainda no mês de setembro do mesmo ano, foi criado através de decreto municipal, o Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o Governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.

Atualmente a Supervisão de Abastecimento possui um cadastro com mais de 400 produtores agrícolas na cidade. Na Zona Sul, muitos deles já possuem a certificação de produtores orgânicos, emitida pelo Ministério da Agricultura.

Casas Da Agricultura.

Para realizar o trabalho de assistência aos produtores existem as Casas de Agricultura Ecológica (CAE). Instaladas próximo às áreas produtivas da cidade, possuem técnicos especializados para orientar os agricultores sobre práticas e técnicas de cultivo, desenvolvimento dos sistemas agrícolas e comercialização da produção.

Além da prestação de serviço nas unidades das Zonas Sul, Leste e Norte, os profissionais das Casas de Agricultura realizam também visitas individuais nas propriedades, para identificação de pragas e doenças, análise do solo, identificação de problemas nutricionais e correção da adubação e recuperação da mata ciliar.

Serviço.

Feira da Agricultura Limpa da Zona Leste
Data: a partir de 10 de novembro
Horário: 7h às 12h
Local: Parque do Carmo.
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera

Nenhum comentário:

Postar um comentário