sábado, 16 de junho de 2012

Começa a Campanha contra a polio em SP.

A meta é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos da cidade contra a paralisia infantil.

O prefeito de São Paulo acompanhou na manhã deste sábado (16) a abertura da Campanha de Vacinação Infantil contra a Poliomielite, no Museu da Língua Portuguesa, bairro da Luz, região central da cidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar cerca de 740 mil crianças menores de cinco anos contra a doença durante a campanha, que acontece durante todo o dia. O número de crianças corresponde a 95% de pequenos paulistanos com essa idade.
"Todas as famílias e pais precisam tomar consciência do quanto é importante esse momento, porque a vacinação é fundamental para que a criança possa estar livre da paralisia infantil", destacou o prefeito.
Para esta campanha contra a poliomielite, a SMS reuniu 10.890 profissionais que atuarão em mais de 1.100 pontos espalhados pela capital.
Na vacinação contra a paralisia infantil, com apenas duas gotinhas a criança já está imunizada. Elas devem tomá-la mesmo que não estejam com a caderneta de vacinação em dia. É rápido, seguro e indolor. A adesão da população é essencial para manter a erradicação da doença no Brasil.
"Essa vacinação que se inicia hoje faz parte de uma grande campanha nacional. A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989. No estado de São Paulo, desde 1988. Isso não pode ser motivo para desmobilizar a população quanto à importância de trazer as crianças com menos de cinco anos, já que a poliomielite ainda não foi erradicada em alguns países do mundo", explicou o secretário municipal de Saúde em exercício.
Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus selvagem e caracterizada por febre, mal-estar e cefaléia. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes, como a paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
Os pais também podem aproveitar a data para atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos para receber doses de BCG (contra as formas graves da tuberculose), Hepatite B e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os outros postos de vacinação funcionam das 8 às 17 horas. As salas de vacina da Rodoviária do Tietê e da Barra Funda funcionam até às 20h de hoje. Em razão da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, não participa da campanha este ano. A relação completa dos locais de atendimento pode ser encontrada no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/covisa ou pela Central 156.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=50021

Nenhum comentário:

Postar um comentário