segunda-feira, 19 de março de 2012

São Paulo recebe o 1.° Fórum Internacional de Gestão Cultural (gratuito)‏.

O I Fórum Internacional de Gestão Cultural, organizado pelo CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação), núcleo de pesquisas da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP em parceria com a Livraria Cultura (SP) é um evento que irá reunir agentes culturais, autoridades, artistas, estudantes, profissionais e estudiosos da área para refletir questões muito presentes no dia a dia daqueles que atuam junto ao universo da cultura.
O encontro acontece entre os dias 21 e 23 de março.
Entre as questões que estarão na pauta dos encontros, realizados em duas jornadas, pela manhã e à tarde, destacam-se:
Os impactos para a cultura e a sociedade, em particular junto aos produtores de bens culturais frente à expansão da ação do capital e das indústrias culturais para grupos sociais antes ignorados e pela emergência de culturas antes subalternizadas.
As perspectivas, a curto, médio e longo prazos, para a cultura e a sociedade, tendo em vista as políticas de financiamento para cultura, que ficam sob a responsabilidade ora dos poderes públicos, ora do setor privado.
A função e a responsabilidade social dos gestores de projetos culturais em um cenário que tem como pano de fundo a defesa dos valores dos direitos humanos.
Os dilemas que envolvem as políticas culturais, uma vez que tais políticas são produtos da emergência de novos atores sociais e culturais, resultado do fortalecimento dos movimentos sociais, da reivindicação das diferenças étnicas, culturais, de gênero e de orientação sexual combinada com a igualdade de direitos.
A questão contraditória do fortalecimento da democracia em países da América Latina, confrontado por uma monopolização, em escala global, da indústria da mídia e da cultura.
Quem não puder participar poderá acompanhar o evento ao vivo pelo site Terra: http://www.terra.com.br/portal/
Para maiores informações clique: http://forumigc.com/forum/

Nenhum comentário:

Postar um comentário