segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As coisas velhas já se passaram...

Mensagem da Semana.

“Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5.17).

Talvez você até discorde, mas vejo a vida como algo simples, ou melhor, a maneira como vivemos deveria ser simples. Fruto em parte do nosso ambiente, há coisas corriqueiras, triviais e aquelas que reputamos de mais relevância e significados.
Zeca Pagodinho canta: “...deixa a vida me levar, vida leva eu...” ao refletirmos nessa música, ela parece nos sugerir uma passividade, que na prática não acontece, pois nosso dia a dia é extremamente dinâmico.
Hoje, conceitos de velho e novo são relativos, mas quando olhamos para a Bíblia, principalmente em relação à obra de Cristo aqui na terra, no tocante à salvação do homem, vemos que ela é plenamente eficaz e transcende as nossas expectativas, pois pode alcançar a todos seres humanos.
O apóstolo São Paulo é um exemplo claro de alguém que viveu a mediocridade de uma “vida velha” com propósitos errados – ele perseguiu cristãos, queimou casas, deu ordens para prendê-los entre outras maldades – mas um dia achou em Cristo, um novo significado para a sua vida, uma “vida nova”.
“...Se alguém está em Cristo..” Significa estar protegido por Deus, ou seja, O Espírito Santo dado por Deus, que está em mim me leva a Cristo, logo Cristo me protege. Conseqüentemente Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo me protegem. E esse mistério da vida cristã é fabuloso, mas só pode ser compreendido pela fé, não há razão que o explique.
Logo, esta proximidade de Cristo comigo e eu com Cristo, faz com Ele limpe da minha vida todo o meu passado desacreditado, infeliz e sem propósito, fazendo renascer uma nova maneira de pensar, de agir, de falar e de viver.
Isso é nova vida em Cristo, nova geração, gerado de novo. Enfim, vida com significado e com razão de ser.

Que Deus nos abençoe e nos ajude a experimentar essa nova vida diariamente, oferecida a todos os homens, na pessoa de Jesus Cristo. Tenha uma semana diferente juntamente com toda sua família na presença do Pai.

Fraternalmente em Cristo Jesus.

Marcos Queiroz, pr.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Programa vai contratar 444 pessoas com deficiência no setor bancário.

Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a Federação Brasileira de Bancos lança a edição 2011 do Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário, que oferece 444 vagas de emprego para pessoas com deficiência (sendo 31 com deficiência intelectual) em agências de 11 bancos.
A primeira edição do programa, realizada entre 2009 e 2010, contou com 469 participantes. Todos alunos receberam certificação do Ministério da Educação e assumiram cargos nos bancos.

Como participar.

Entre Janeiro e Fevereiro, podem se inscrever pessoas com todo tipo de deficiência (física, visual, auditiva, intelectual e múltipla), que sejam maiores de 18 anos e tenham o ensino médio completo.
Os selecionados serão contratados como bancários e participarão de um programa de capacitação profissional de 480 horas, com duração de seis meses e início a partir de abril de 2011.
Nas atividades de formação, os participantes terão aulas sobre língua portuguesa, matemática financeira, etiqueta empresarial, informática, negócios bancários, negociação e vendas.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.febraban.org.br/ oportunidade ou em qualquer unidade dos Centros de Apoio ao Trabalhador (CATs) da Prefeitura de São Paulo. É
possível também encaminhar currículos para o e-mail: oportunidade@avape.org.br.
Dúvidas podem ser esclarecidas na central de atendimento do Programa, através do telefone:
(11) 4362-9368.
O programa da Febraban conta com apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped) e da Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet).
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida explica que a Prefeitura realiza um forte trabalho de colocação profissional, mas que apóia todas as iniciativas voltadas à empregabilidade das pessoas com deficiência, principalmente aquelas que incorporam ações de qualificação: “Mais importante que abrir vagas para cumprir a lei é oferecer condições para que a
pessoa possa evoluir na carreira. Isto diferencia os programas de inclusão mais sérios e consistentes”.

Texto: Luís Carlos Lopes - lclopes@prefeitura.sp.gov.br
Fonte: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=1

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Noivos e Vida Sexual: Porque é melhor esperar pelo casamento.

Artigo da Revista Casal Feliz - Janeiro 2011 - Escrito pelo Pr. Sergio e Magali Leoto.

O tempo de noivado é maravilhoso, mas também perigoso! Maravilhoso, porque o tempo da espera e escolha de um(a) namorado(a), já passou – sabemos com quem queremos nos casar! Mas também é um momento perigoso, porque estamos tão próximos do casamento, que a vida sexual (biblicamente reservada para depois do casamento) passa a exercer um forte fascínio e atrair o casal com uma força brutal.
Muitos são os noivos que desistem de resistir às tentações e passam a ter uma vida sexual ativa antes do casamento. Quando se trata de pessoas que não têm uma verdadeira experiência com Deus, elas não vêem “nada demais”, dizendo que este fato é normal em nossos dias. Mas quando acontece com um casal de noivos comprometidos com Cristo, é óbvio que o Espírito Santo mostra a eles que pecaram (Jo 16:8), mesmo que escondam seu erro de todos.

1. Virgindade até o casamento: OPÇÃO ou ORDEM?


A filosofia dos nossos tempos, seguida por muitas pessoas (até mesmo evangélicas), diz que “não há nada de errado” em manter vida sexual ativa antes do casamento. Justificam até mesmo dizendo que “é bom experimentar antes, para ver se vão se adaptar”.
Fruto desta filosofia, Magali e eu estamos presenciando fatos “embaraçosos”, aqui em Boston, onde estamos estudando por alguns meses: temos aconselhado diversos noivos de igrejas evangélicas de imigrantes brasileiros, que já convivem sexualmente há anos, “só para experimentar”! O impressionante é que a experiência não acaba nunca! Alguns deles, chegam a fazer 3 ou 4 abortos (permitidos no estado de Massachusetts) e continuam “experimentando”.
Os pastores destes casais, reconhecem falha no discipulado e no fato de terem tratado a virgindade até o casamento, como uma “possibilidade ou opção” e não como “imperativo divino”. Agora, estão tendo um trabalho muito maior, para restaurar a situação. Pv 29:18 diz: “Não havendo profecia o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é feliz” ou “Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei” (NVI).


2. Sua intimidade com Deus deve nortear a sua sexualidade.


Assim, todo aquele que já é filho e servo de Deus, deve agir em direção a uma intimidade cada vez maior com o Senhor – “Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37:4); “A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25:14) e “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). O meu amor a Deus e a intimidade com Ele, vai nortear o “certo ou errado” até mesmo na área de sexo!


3. Conhecendo a Base Bíblica, resistiremos com maior consciência.

Por que o sexo deve ser praticado só depois de casar? Por toda a Bíblia, você vê que o bom uso do relacionamento sexual, se dá no contexto do casamento, onde existe compromisso mútuo, honra, amor verdadeiro (não uma louca paixão), vínculo e benção familiar e até que ocorra o matrimonio o casal desenvolve o domínio próprio, guardando seus corpos para seus futuros cônjuges.
A Bíblia não nega que também existem aqueles que fizeram um mau uso da relação sexual. Mas a palavra é clara em mostrar que estas pessoas sofreram as conseqüências, por agirem conscientemente fora dos padrões de Deus. Vejamos algumas passagens bíblicas que podem nos orientar a este respeito: Gn 2 : 24 - “Por isso, deixa o homem seu pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
Quando Deus deu a Moisés o conteúdo do livro de Gênesis, explicou que a partir do primeiro casal, Adão e Eva, Ele ordenou que houvesse uma formalização do compromisso matrimonial, através do “deixar pai e mãe”, obviamente com a benção destes, que são autoridades sobre nós enquanto solteiros; do “unir-se à sua mulher” e não a qualquer mulher que sentimos atração e desejo. Só numa terceira fase é que viria a união física - “serão os dois uma só carne”. Esta é a idéia do Velho Testamento e do Novo Testamento. Este versículo é citado também por Jesus (Mt 19:5) e Paulo (1 Co 6:16).


Dt 22:13-21 - Esta passagem mostra regras muito rígidas, tanto para o rapaz que difamava com mentiras a uma “virgem de Israel”, quanto à moça que casava sem ser virgem. Naquela época, ela seria apedrejada até a morte. Hoje, graças a Jesus, que levou sobre si as nossas culpas (“o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por suas pisaduras fomos sarados” - Is 53:5), não precisamos de apedrejamentos. Mas Deus requer arrependimento, confissão e abandono da prática do pecado:


Pv. 28:13 - “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”
1 Jo 1:9 - “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
1 Co 7 : 9 - “Caso porém não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.”
A solução aconselhada por Paulo, a quem não consegue se dominar e está abrasado sexualmente, é casar-se e NÃO dar vazão aos desejos, indo para o Motel. Muitos namoros já poderiam estar caminhando para o casamento; mas a falta de alvos concretos para a convivência, agrava o abrasamento e à tentação sexual.
Mt 1 : 18 – 25 “(...) estando Maria (...) desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu em sonho, um anjo do Senhor dizendo: José filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo(...).”
José ficou extremamente embaraçado diante da gravidez de Maria, justamente porque não era aprovado o relacionamento sexual entre noivos. Sabia que o filho não era seu, pois não teve relações com Maria. De quem seria este filho? Mas como ele a amava muito, resolveu abandoná-la e com isto atrair a atenção de todos sobre si. Possivelmente pensou que se fugisse, Maria passaria por vítima e não seria apedrejada, como dizia Dt. 22:20-21. Neste momento, o sonho e a palavra do anjo do Senhor, tiraram dele todo o temor : uma ação sobrenatural do Espírito Santo estava acontecendo.
A palavra “FORNICAR” No dicionário “Aurélio”, tem o sentido de “praticar coito copular”, ou seja, ter relações sexuais. Na Bíblia, a “fornicação” é sempre condenada por ser identificada a um relacionamento sexual fora do casamento. Não encontramos nem um único versículo onde Deus estimule os jovens à “fornicação”. Em algumas versões bíblicas, a palavra “fornicação” vem traduzida como: impureza, impureza sexual, incontinência, devassidão, prostituição etc (At 15:29; Ef 5:5; 1Tm1:9-10; Hb 12:16; 1Pe 4:2-5; Ap 21:8).
Várias passagens condenam o relacionamento sexual fora do casamento, entre solteiros ou envolvendo pessoas casadas, denominando estes atos de “imoralidade” e “adultério”. São igualmente condenadas práticas como: prostituição, lascívia, defraudação, depravações, estupro, bestialidade (sexo com animais), etc (Ex 22:19; Lv 20:15-16; Dt 22:25; At 21:25; Rm1:26-32; Ex 20:13; 1Co5:1; 1Co 6:13-18; 2Co 12:21; Gl 5:19-21; Ef 5:3; 1Ts 4:3-8; 2Pe 2:2,9,10,13,14,17-19) .
Hb 13 : 4 “Digno de honra entre todos, seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.”
A palavra “leito”, no original grego é KOITE, cuja tradução literal é COITO! Deus considera digno de honra, o coito sem mácula ou sem pecado. Era exatamente a relação sexual realizada no contexto do casamento, com os noivos (como vimos em Dt 22:13-30), preservando sua virgindade. A passagem diz que Deus julgará os impuros e adúlteros.


4. Os Benefícios da ESPERA.


Diversas áreas da vida pessoal e do casal são afetadas, com o retardamento da vida sexual ativa:


Área Emocional: É claro que a espera tem suas lutas e tensões, comuns a quem quer fazer o que é certo aos olhos de Deus. Mas traz também a benção de ter desenvolvido com seu futuro cônjuge, uma parceria de sucesso (a Santificação de seus corpos), onde os dois enfrentaram juntos o problema e venceram. Isto dá confiança e segurança mútua, que valerá muito na seqüência da vida.
- A espera nos poupa emocionalmente, pois ajuda a afastar o ciúme doentio, o medo, a culpa, a ansiedade, a autocondenação, a ira e depressão, que estão muitas vezes presentes nos casais que não esperaram.
- É tranqüilizador pensarmos que, nossa espera pode ter durado alguns poucos anos, mas que teremos muitos anos à frente, onde poderemos nos relacionar sexualmente com nosso cônjuge, totalmente debaixo da benção de Deus.
Área de Relacionamentos Interpessoais: A espera produz efeitos de amadurecimento pessoal, pois quem o faz, decide “lutar contra a maré”, em posicionamento corajoso, até entre seus amigos. Aumenta a confiança entre os cônjuges, possibilitando uma convivência mais flexível e estável, mesmo entre os inevitáveis problemas conjugais. Casais com vida sexual ativa antes do casamento, demonstram índice muito maior desconfianças e acusações por coisas mínimas, ficando mais susceptíveis à infidelidade conjugal.
Área Espiritual: - A decisão de retardar a vida sexual ativa, como obediência a Deus, só pode alegrar ao coração do Criador. Deus recompensa a quem O obedece, não só com o fato de livrá-lo das conseqüências desagradáveis do pecado, mas aumentando Sua intimidade com aquele que é fiel.
- Aumenta a Saúde espiritual, ao ficar longe de problemas enfrentados por casais que não esperam, como: adultério, fornicação, imoralidade, prostituição, aborto, pornografia e todos os males que seguem cada uma destas modalidades.
Área Física: A possibilidade de desfrutar de um corpo e uma vida mais sadia e sem DSTs. O casal que preservou seus corpos, o fez por dedicá-los a Deus. Mas a conseqüência deste ato, é poder ter um relacionamento sexual após o casamento, cheio de saúde e sem a presença de algumas doenças, tão comuns aos casais que não se guardaram.
Finalizando:
Esperar para ter vida sexual ativa apenas depois do casamento, não é uma OPÇÃO onde podemos ou não concordar – é uma ORDEM de Deus e como qualquer ordem Dele, desde Adão e Eva, o ser humano obedece ou desobedece. Esperamos com mais consciência e lutamos melhor, quando conhecemos mais profundamente a base bíblica de “porque” Deus quer que esperemos. Esperamos com mais ânimo e alegria, quando vemos os fatores altamente positivos, nas áreas: emocional, relacional, espiritual e física. Não são mais virgens? Existe a “segunda” virgindade: afaste-se do pecado, peça perdão pelo que aconteceu e a partir de hoje, faça um propósito diante de Deus, de guardar-se até o casamento (Pv 28:13 - “O que encobre suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”). Aos olhos de Deus, você se tornará virgem outra vez. Aproveite seu noivado de maneira positiva e pró-ativa. Faça planos para seu casamento e seu novo lar. Abrevie o tempo para o matrimônio, caso a pressão sexual esteja muito grande. Converse com pessoas casadas, que também lutaram e venceram as pressões sexuais. Alimente-se da Palavra de Deus, pois ela fortalece não somente o espírito, mas é saúde para o corpo e a mente. Você verá: vai valer à pena, pois cada etapa de nossas vidas (e o noivado é uma delas) tem muitos desafios, mas com Deus ao nosso lado, também tem muitos e maravilhosos encantos!

Fonte:
http://www.sergioemagalileoto.com.br/

São Paulo sedia curso sobre direitos e prerrogativas das religiões afro-brasileiras.

O curso "Direitos e Prorrogativas das Regiliões Afro-Brasileiras" tem como objetivo informar e conscientizar sobre legalização dos templos, isenção de IPTU, direitos do sacerdócio, casamento religioso, legislação sobre os cultos, abate religioso de animais, direito ambiental, cuidados a serem tomados no recolhimento de pessoas, etc.

Ministrado pelo Prof. Dr. Hédio Silva Jr. - Advogado, Mestre em Direito Processual Penal e Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, Coordenador do Curso de Direito da Universidade Zumbi dos Palmares, Coordenador Executivo do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e ex-Secretário de Justiça do Estado de São Paulo (2005-2006) - o curso abordará tópicos sobre igualdade de todas as religiões perante a lei, como legalizar o templo religioso, direitos dos Sacerdotes e Sacerdotisas e intolerância religiosa e crimes.

As aulas serão entre os dias 26 e 28 de janeiro, das 19 às 22 horas e o custo é de R$ 50,00 para o público externo e R$ 30,00 para alunos da PUC.

Programa da SOS Mata Atlântica de educação ambiental abre inscrições para 2011.

As escolas interessadas em participar do programa de educação ambiental “Mata Atlântica Vai à Escola” em 2011, já podem realizar sua pré-inscrição até o dia 07 de fevereiro.

Para fazer as pré-inscrições, basta preencher o cadastro disponível no site http://www.sosma.org.br/mave e aguardar o contato da SOS Mata Atlântica, as vagas são limitadas.

Sobre o programa:

O programa Mata Atlântica Vai à Escola promove diversas atividades que visam sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos da rede de ensino pública e privada de São Paulo. Trata-se de um programa de formação para educadores, que propõe um novo olhar e novas ações para integrar a temática ambiental às várias disciplinas e projetos pedagógicos já existentes no planejamento escolar.

O objetivo é mostrar que fazer a diferença em prol das questões ambientais e da cidadania está ao alcance de todos, seja em pequenas atitudes do cotidiano, seja na transmissão de conhecimentos.

Para mais informações, escreva para educacao@sosma.org.br

Fonte: SOS Mata Atlântica.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pastor Paschoal Piragine Júnior é o novo presidente da CBB.

Em eleição realizada no dia 24 de Janeiro, durante a 91ª Assembléia, o pastor Paschoal Piragine Júnior foi eleito como novo presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB) para os próximos dois anos, sucedendo no cargo o pastor Josué Mello Salgado.
O pastor Paschoal Piragine Júnior chega pela segunda vez à presidência da CBB, posição que já ocupou no ano de 2007. Ele recebeu 637 votos dos convencionais no segundo turno da eleição, em disputa com o pastor Vanderlei Batista Marins, que recebeu 250 votos.
Atualmente o pastor Paschoal Piragine Júnior atua como pastor titular da Primeira Igreja Batista de Curitiba, onde está desde o dia 20 de agosto de 1988. Doutor em Ministérios pela Faculdade Teológica Sul Americana, de Londrina (PR), o pastor Paschoal Piragine Júnior é casado com a irmã Cleusa Piragine, e é pai do pastor Michel Ferreira Piragine.
Além disso, o novo presidente da CBB, que foi eleito em uma Assembléia com 1596 mensageiros inscritos, é autor de vários livros, como “Orações que Deus gostaria de ouvir”,“ Doenças da Família Moderna” e “A escalada da fé”.
Após a escolha do presidente da CBB foram escolhidos os vice-presidentes. A 1ª Vice-presidente é a professora Nancy Dusilek. Já a 2ª vice-presidência será ocupada pelo pastor Vanderlei Marins, enquanto a 3ª vice-presidência ficou com o pastor Eli Fernandes.
A nova diretoria da CBB foi completada depois, com a eleição dos secretários: Daisy Santos Correia de Oliveira (1ª secretária), pastor Lécio Dornas (2º secretário), pastor Edgard Barreto Antunes (3º secretário) e Damares de Luna Rodrigues (4ª secretária).

Fonte: http://www.batistas.com/

457º Aniversário da Cidade de São Paulo.

Nessa terra de tanta gente,
de tantas oportunidades,
de virtudes e pecados.
Outrora terra da garoa,
mas ainda uma terra boa.
Aonde podemos lançar a
santa semente da palavra
de Deus, que transforma
e salva o pecador.
Convoco a todos os crentes
a vivermos plenamente
o evangelho de Cristo.
De forma a testemunhar e
impactar essa cidade tão
carente, da graça e do amor
de Cristo que salva a toda
gente.

Feliz Aniversário a todos Paulistanos, Paulistas e Brasileiros pela nossa cidade! Oremos pela paz em São Paulo.

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela." (Salmos 127.1)

OPBB tem novo presidente.

Desde a última quinta, dia 20 de Janeiro, a Ordem dos Pastores Batista do Brasil (OPBB) tem um novo presidente, o pastor Eber Silva, que atua na Segunda Igreja Batista de Campos (RJ).
Esta escolha foi realizada durante o congresso anual da organização. Além do pastor Eber a nova diretoria da OPBB é formada pelo pastor Valdo Romão (1º vice-presidente), pastor Aécio Pinto Duarte (2º vice-presidente), pastor Orivaldo Pimentel Lopes (3º vice-presidente), pastor Nivaldo Cavallari (1º secretário), pastor Jônathas Almeida Farizel (2º secretário) e pastor Samuel Mury de Aquino (3º secretário). Segundo o diretor executivo da OPBB, pastor Juracy Bahia, o evento reuniu mais de 800 pastores.

Nesta oportunidade, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir reflexões de ótima qualidade que privilegiaram diferentes visões ministeriais. Uma das palavras de maior destaque foi a do pastor João Emílio, que abordou os diversos dilemas e desafios do ministério pastoral.

Também merece ser evidenciada a preleção do pastor Lécio Dornas, que deixou a presidência da OPBB nesta oportunidade e falou sobre a vida plena no ministério pastoral, o que, segundo ele, “implica numa relação profunda com a Bíblia”. Ele encerrou sua pregação expressando o desejo de que a relação dos pregadores com a Palavra de Deus “se aprofunde e que haja vida plena no ministério pastoral”.

Fonte: http://www.batistas.com/

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Arquivo do Estado lança site sobre Memória da Educação.

Portal tem documentos dos séculos XIX e XX.


O Arquivo Público do estado de São Paulo acaba de lançar o sítio da internet Memória da Educação, direcionado a pesquisadores e interessados em história da educação paulista. O portal abriga documentos dos séculos XIX e XX. São mais de 20 mil imagens, mostrando atividades pedagógicas de escolas da capital e do interior e textos como os relatórios produzidos pelas delegacias regionais de ensino entre os anos de 1852 e 1943 e anuários do ensino do estado de São Paulo, que trazem um diagnóstico da realidade escolar no início do século XX.
Algumas publicações foram digitalizadas na íntegra, como o livro Vinte Anos de Propaganda contra o Emprego da Palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade, de 1880, de Abílio César Borges, e a Revista Escolar, editada entre 1925 e 1927.

O acervo está disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao

Fonte : Revista FAPESP/Dezembro/2010.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Donativos para os desabrigados do Rio de Janeiro.

Abaixo transcrevemos carta da Junta de Missões Nacionais para o nosso apoio e participação:

Amadas Igrejas,

As chuvas torrenciais que atingiram a região serrana do estado do Rio de Janeiro já é a maior tragédia registrada na região, atingindo principalmente os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Vale do Cuiabá, em Itaipava. Diante desse quadro de calamidade, a Convenção Batista Brasileira, a Junta de Missões Nacionais e a Convenção Batista Fluminense estão lançando uma Campanha para apoio às vítimas. Precisamos, nesse momento, levar conforto espiritual às pessoas desabrigadas que estão sofrendo perdas físicas e materiais.

Precisamos também, de uma grande mobilização dos batistas brasileiros para acolher nossos irmãos em Cristo. Há várias formas de ajudar: com oração, envio de donativos (água potável, alimentos, caixas de leite, fraldas, produtos de higiene e colchões), ou financeiramente.

Aqui em São Paulo, teremos 2 postos de arrecadação de donativos:
PIB SÃO PAULO - Praça Princesa Isabel, 233-Campos Elíseos- São Paulo.
IB CENTRAL GUARULHOS – Av. Esperança, 505 – Vila Progresso – Guarulhos/SP.

Os Batistas poderão contribuir financeiramente, depositando qualquer quantia para o levantamento de fundos que serão aplicados na aquisição dos itens de necessidade para envio aos desabrigados. Utilize os dados bancários abaixo e, em seguida, envie o comprovante de depósito para o e-mail: oferta@missoesnacionais.org.br, colocando o nome do depositante e o motivo do mesmo: SOS REGIÃO SERRANA/RJ

Dados para Depósito:

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
CNPJ: 33.574.617/0001/70
BANCO BRADESCO S/A
Agência Nº 0226-7
Conta-corrente Nº 95.545-0

Mais informações, entre em contato conosco via fone ou por e-mail, teremos imenso prazer em atendê-lo.

Um grande abraço,
Pr Exequias e Maria Helena
Gerentes Regionais de Missões Nacionais para o Estado de São Paulo
(11) 3224.0916

sábado, 15 de janeiro de 2011

Como não se sensibilizar com as mortes ocorridas no Rio, Minas e outras partes do Brasil, em função das chuvas nos últimos dias?

Mensagem da Semana.
Estou em gozo de férias pastorais com a família, aqui no litoral de São Paulo e lendo os jornais ou assistindo à tv meu coração se entristece e com pesar lamentamos as mais de 550 pessoas falecidas em virtude das chuvas ocorridas nos últimos dias.
Respostas para esse acontecimento no momento não as temos, sobra solidariedade nossa, ainda que à distância e pelo país afora.
Em nossa limitação olhamos para a história, e no livro de Gênesis, há o registro de uma grande chuva provocada por Deus, que pôs fim à toda carne, devido a violência do ser humano. O Senhor Jesus quando aqui esteve relatou que a chuva vem para todos.
Realidades distintas é claro. Mas e Deus aonde está quando tudo isso acontece?
Deus é Deus, e a nossa capacidade de sensibilização vem Dele. Portanto: "Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." (Salmos 121.1-2) Aproveitemos então a nossa "divina" sensibilidade e sejamos solidários fazendo sempre o bem sem olhar a quem.

Marcos Queiroz, pr.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Convite - Programação Especial - Departamento Infantil.

No próximo Sábado (15/01) às 19:30 horas o Departamento Infantil realizará Programação Especial em nossa Igreja, desde já todos estão convidados!
Mais informações com as Irmãs Maristela, Michele e Fernanda.

Acampamento de Verão 2011, tá chegando...

Nosso Acampamento de Verão acontecerá nos dias 05 a 08 de Março, no período do carnaval.
Infraestrutura:
Sítio localizado no Município de Suzano (Grande São Paulo) a 45 km da capital.
Possui piscina adulto e infantil, alojamento masculino e feminino com beliches, campo de futebol, salão para cultos, mesa de sinuca, ping e pong, pomar e muito verde e ar puro.
Valor do Investimento: R$ 150,00 parcelado em três vezes (Incluso alimentação e transporte).
Teremos momentos agradáveis na presença de Deus, com pregação da palavra de Deus, louvor, oração, comunhão, além de gincana, esportes, noites especiais entre outras atividades.
Informações: Procure os irmãos Anderson, Leandro, Janete e Mayumi e reserve já o seu lugar. Vagas limitadas!
Mais contato com a natureza.
Amplo salão para cultos.
Dormitórios com beliches.
Piscinas adulto e infantil.
Eu vou e você, vai?

Reinício do Projeto Semeando.

No próximo dia 04 de Fevereiro, reiniciaremos as atividades do PROJETO SEMEANDO. Esse Projeto foi criado em 30 de Outubro de 1999 em Assembléia Ordinária da nossa Igreja, tendo como mentora a irmã Adriana de Lima Soares. Atualmente o Projeto está sob a direção da irmã Cilene Vilaça e coordenação da irmã Michele Almeida e conta com o auxílio de mais 19 irmãos voluntários dentre os quais: Eliete, José Carlos Júnior, Cristiane, Catia, Maria José, Maristela, Érica, Luciene, Priscila, Waldeane, Edineide, Geraldo, Euclides, Margarete, Eunice, Maria Barbosa e Thais.
Público Alvo: Crianças na faixa etária de 04 a 12 anos, pertencente à comunidade local (entorno da Igreja).
Atividades Desenvolvidas: Artesanato, música, teatro, culinária e ensino cristão.
Objetivo: Proporcionar à criança ajuda necessária para melhor compreensão do conteúdo didático escolar, incentivando-a no seu desenvolvimento cultural, intelectual e espiritual de forma a contribuir para a formação do seu carater e desenvolvimento social.
Você pode ajudar esse Projeto, fazendo doações de alimentos, materiais ou adotando uma criança com o investimento de R$ 10,00 por trimestre. Entre em contato conosco: Primeira Igreja Batista em Vila Sílvia - São Paulo/SP - Telefone: (11) 2547-6579 e E-mail: pibdevilasilvia@gmail.com ou pessoalmente no Projeto, às sextas feiras às 18:30 horas.
"Porque uma criança vale mais que o mundo inteiro."

Projeto Guri abrirá inscrições em Fevereiro.

O Projeto Guri abrirá inscrições para novos alunos de música entre os dias 14 e 18 de Fevereiro. A iniciativa oferece gratuitamente, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. As matrículas poderão ser feitas nos pólos do projeto.

Para participar do programa, o aluno deve ter entre 6 e 18 anos e comprovar frequência à escola regular – não é necessário ter conhecimento prévio de música. Nas aulas, são trabalhados diversos gêneros musicais, desde os mais populares até os eruditos. Ao ingressar no curso, a criança/adolescente pode optar por um instrumento musical, canto coral ou ambos.

Em Dezembro, o projeto comemorou 15 anos de existência com show na sala São Paulo. O evento contou com a participação de artistas, como De Thalma de Freitas, Rappin Hood, Andréia Dias, Iara Rennó, Maurício Pereira, Max B.O e Siba. Cerca de 80 alunos também subiram no palco para tocar e cantar músicas clássicas e gravações do CD Projeto Guri Convida.

O Guri possui 352 pólos em todo o Estado de São Paulo, além de 48 pólos em unidades da Fundação Casa. São aproximadamente 42 mil alunos em 305 municípios.

Para saber mais sobre o projeto e sobre as inscrições, acesse o site do projeto: http://www.projetoguri.org.br/


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Filme - A busca - Não perca!

No próximo Sábado (08/01) às 19:30 horas, o Departamento de Embaixadores do Rei da nossa Igreja, exibirá o filme "A Busca". Desde já todos estão convidados, após o culto teremos cantina.
"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55.6)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Agenda de Janeiro - 2011.

Dia 02/01 – (Domingo): 1º Café Comunitário do Ano – 08:00 horas.

Dia 08/01 – (Sábado): Cine PIBVS - Filme "A busca" com os Embaixadores do Rei às 19:30 horas. Mais informações com os irmãos José Carlos e José Carlos Júnior.

Dia 15/01 – (Sábado): Programação Especial com o Departamento Infantil às 19:30 horas. Mais informações com as irmãs Maristela e Michele.

Dia 25/01 – (Terça feira) Feriado – Aniversário de São Paulo – 457 anos.
Intercessão pela nossa cidade.

Observação: Neste mês de Janeiro teremos classe única na Escola Bíblica Dominical, venha estudar conosco e aprender mais sobre o livro de Salmos, aos domingos às 09:00 horas.

Você e sua família serão muito bem-vindos!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Vida que segue no ano novo.

Mensagem da semana.

Estamos em 2011 e quero incentivar você a viver intensamente um cristianismo genuíno fruto de uma vida dedicada ao Senhor. Com o ano novo, há projetos novos, novas esperanças e muitos sonhos a serem realizados, mas penso e creio que tudo isso deve estar em plena sintonia com a vontade de Deus para nossas vidas.
Jesus no Sermão do Monte (Mateus 6.25-34) nos ensina:
“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
Assim, a vida que segue no ano novo, há de ser vivida com Deus, em Deus e para Deus, só assim ela será significativa aqui na terra e continuará no céu.

Feliz 2011, com Cristo sempre!

Marcos Queiroz, pr.

Flashes do Culto da Virada - 31/12/2010.

O último Culto de 2010, do dia 31 de Dezembro/2010 para o dia 1º de Janeiro/2011, foi marcado pela celebração e exaltação a Deus. Estivemos reunidos com nossas famílias em gratidão a Deus pelas experiências ao longo do ano de 2010, que contribuiram para o nosso crescimento espiritual pessoal e coletivo redundando em louvor e glória ao nome do Senhor.
Dentre os testemunhos de gratidão, a Irmã Elizabete agradeceu a Deus pelo emprego dela, da filha e também por sua aposentadoria. Já o casal Sebastião e Alda agradeceram a Deus pela conclusão do curso de Pedagogia por parte da irmã Alda, também tivemos outros irmãos que agradeceram a Deus por bençãos recebidas. A nossa irmã Eliete recebeu um lindo certificado pela leitura de toda a Bíblia no ano de 2010 e o pastor estimulou a Igreja a fazer o mesmo em 2011. Tivemos ainda a palavra do Senhor sendo pregada pelo Missionário Nelson (Missões Nacionais) que esteve conosco naquela oportunidade e uma significativa participação do Coral da Igreja sob regência do Pastor Cláudio, mais solo do Irmão Júlio e dueto da Janete com o irmão Nelson.
Aproveitamos para desejar a todos um feliz 2011, sob as bençãos do nosso Senhor!
Momento de Louvor.
Momentos de Celebração Coletiva.
Diretoria empossada para o ano de 2011.
Coral, sob regência do Pr. Cláudio.
Celebração do Ceia do Senhor.
Benção Apóstolica - Pr. Marcos Queiroz
Momento dos Cumprimentos.
Mesa de Frutas.
Jantar 1.
Jantar 2.
Jantar 3.
Amigo secreto de Cd´s evangélicos. "Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres." (Salmos 126.3)