quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Saúde Rural - Curso On Line - Gratuíto!

Para quem é este curso:
pessoas do meio rural, dirigentes, sindicatos rurais e estudantes de Direito, Serviço Social, Sociologia, Agronomia, Engenharia Agrária, Veterinária, Zootecnia e outras áreas afins.
O que você vai aprender:
Você irá aprender informações que possibilitem a prevenção e redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, promovendo sua saúde.
Onde você vai estudar:
O acesso ao curso será pela Internet em um Ambiente de Aprendizagem de fácil navegação, comunicação e interação entre todos os participantes do curso.
Quem você encontra lá:
Além dos demais participantes, você contará diariamente com o apoio dos seguintes profissionais:
Tutor
É o professor ou professora do seu curso. O tutor fará a orientação, apoio e atendimento diário sobre os assuntos abordados no curso. Esse profissional estará diariamente em contato com você, seja encaminhando e-mails, respondendo suas dúvidas relacionadas a conteúdo ou convidando para interagir pelas ferramentas, como o fórum e o chat.
Monitoria
É seu assistente para qualquer outra dúvida que não seja de conteúdo. A monitoria estará diariamente em contato com você, seja encaminhando e-mails, respondendo suas dúvidas relacionadas ao uso do Ambiente de Aprendizagem ou sobre este modelo de estudo.
Quanto tempo dura o curso:
O curso tem duração de 30 dias com carga horária de 30 horas. Você terá acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia durante este período para que possa estudar os conteúdos e realizar as atividades. Feito isso, poderá realizar outros cursos oferecidos gratuitamente pelo Sistema CNA/SENAR.
Qual o objetivo principal do curso:
Oferecer ao trabalhador rural, informações que possibilitem a prevenção e redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, promovendo sua saúde.
Agora conheça os conteúdos:
O conteúdo do curso esta organizado em 4 módulos, observe o que você estudará em cada um.

Módulo 1: Cuidados Básicos de Saúde
Neste módulo você terá a oportunidade de compreender o conceito de saúde, verificar a importância dos cuidados com o corpo e identificar as causas de contaminação de alimentos. E também reconhecer quais alimentos são necessários para uma vida saudável.

Módulo 2: Prevenindo a Intoxicação
No módulo 2 você irá identificar as medidas emergenciais em casos de intoxicações por produtos químicos e por plantas tóxicas. Compreenderá a importância dos cuidados de higiene após o uso de produtos químicos e reconhecerá a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção coletiva e individual. Também saberá quais são as medidas preventivas e de emergência nos casos de acidentes com animais peçonhentos.

Módulo 3: Violência e Medidas de Prevenção
Neste módulo você entenderá o que é violência contra a mulher e a criança. Compreenderá o que é Bullying e saberá que atitudes devem ser tomadas na ocorrência de violência. Também identificará os riscos à saúde no uso de drogas lícitas e as formas de tratamento ao dependente de álcool e tabaco. Terá a oportunidade de entender o que é planejamento familiar e conhecerá os métodos contraceptivos. Conhecerá quais são as DSTs e como preveni-las, como também aprenderá as formas de transmissão e tratamento das DSTs. Compreenderá o que é HIV, a importância de prevenção e as formas de controlar a disseminação do vírus HIV. E, para finalizar, identificará os tipos de tratamentos e onde pedir ajuda em caso de contaminação com o vírus HIV. Reconhecerá, também, as doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinação.

Módulo 4: Zoonoses e Prevenção de Doenças Ocupacionais
Neste último módulo você aprenderá as medidas de prevenção e quais doenças podem ser causadas por vermes e protozoários. Saberá como prevenir e tratar doenças causadas por vetores. Conhecerá as zoonoses que mais ocorrem, saberá como ocorre a transmissão e quais cuidados devem ser tomados para prevenir essas zoonoses. Também conhecerá a legislação sobre a saúde do trabalhador rural e aprenderá a importância de fazer exercícios da ginástica laboral. Para finalizar, conhecerá o que é e quais são os meios de prevenção do câncer de pele, mama, útero e próstata.

Incrições acesse: http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br/cursos/saude-rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário