sexta-feira, 17 de junho de 2011

Secretaria da Saúde faz campanhas de vacinação contra paralisia e sarampo

A Secretaria da Saúde promove neste sábado (18/6) a primeira fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil – poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem receber a vacina, mesmo que já tenham sido vacinadas. A meta é vacinar, no mínimo, 837,5 mil crianças.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove neste sábado (18/6) a primeira fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil – poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem receber a gotinha, mesmo que já tenham sido vacinadas.

A meta é vacinar, em apenas um dia, no mínimo 95% ou 837,5 mil crianças das mais de 880 mil dessa faixa etária que vivem na cidade de São Paulo – 837,5 mil. A ação contará com 1.300 postos de atendimento espalhados pela Capital.

Vale lembrar que apenas com duas gotinhas a criança já está vacinada contra a paralisia. Desde 1989, não há registro de casos de poliomielite no Brasil.

Vacina contra o sarampo.

Também no sábado, começa a campanha de vacinação contra o sarampo. Devem receber a dose da tríplice viral – contra sarampo, caxumba e rubéola – crianças entre um ano e menores de sete.

A imunização precisa ser feita em todas as crianças dessa faixa etária, independentemente de já terem tomado a vacina ou contraído a doença. O objetivo é vacinar cerca de 850 mil crianças.

O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa e grave. Além disso, é uma das principais causas de morte entre as crianças residentes em países de baixa renda, onde as condições e a infra-estrutura de saúde não suprem a necessidade da população, apesar de haver vacina segura e de baixo custo. A cada ano, ocorrem cerca de 160 mil mortes por sarampo no mundo.

Os sintomas da doença são: febre alta, que começa entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior das bochechas, que se desenvolvem na fase inicial da doença.

O Ministério da Saúde recomendou a campanha, porque o vírus do sarampo está circulando em diversos países, como Alemanha, Espanha, França, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, entre outros.

Além das duas vacinas, os pais podem aproveitar a oportunidade para atualizar a carteirinha das crianças.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=44934

Nenhum comentário:

Postar um comentário