segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mensagem da Semana.

O início da história do Natal.

Será que no primeiro Natal, Deus estava tão preocupado e apressado quanto as pessoas estão nestes dias? Será que existia na época algum grande centro de compras? Com certeza o primeiro Natal sequer foi no mês de dezembro, mas isso não é o importante. O projeto do Natal foi iniciado em um dia muito difícil para toda a humanidade. Quando nossos pais, Adão e Eva pecaram, no dia em que nossa existência foi ameaçada pela morte, mas o amor de Deus interveio, e pela promessa de um Redentor foi riscado o primeiro traço do Natal.
No princípio criou Deus os céus, a terra e o ser humano. O homem recebeu o nome de Adão e a mulher de Eva. Deus os colocou num jardim chamado Éden e, às tardes, conversava com eles. Deus disse a Adão que eles estavam proibidos de comer do fruto de uma árvore que estava no meio do jardim. O casal desobedeceu e o homem experimentou pela primeira vez um sentimento negativo, o medo. Foi assim:
“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: Onde está você? E ele respondeu: Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi. E Deus perguntou: Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? Disse o homem: Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi. O Senhor Deus perguntou então à mulher: Que foi que você fez? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” (Gn. 3:1-17).
Embora a mulher tivesse sido enganada, o castigo era inevitável. A morte (que significa separação eterna de Deus, que é a Vida), caiu sobre a raça humana. Desde o princípio da sua existência, o ser humano já necessitava de alguém que pudesse livrá-lo do castigo.
Mas neste momento de dor máxima, Deus disse algo à serpente e à mulher que se tornou o início da história do Natal: “... o Senhor Deus declarou à serpente: Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.”
Uma pessoa nascida só da mulher iria destruir o Enganador e estabelecer a paz quebrada entre Deus e o ser humano. Uma promessa humanamente impossível, parecia até que o enganador nunca seria castigado. Como alguém poderia nascer sem descender da semente do homem? Aparentemente uma promessa impossível, mas ela foi cumprida no dia em que os anjos anunciaram o nascimento de Jesus aos pastores no campo; a promessa foi concluída quando na cruz, o Senhor Jesus disse: “Está consumado".
Assim é Deus e o seu amor interventor, redentor e salvador.
Louvado seja Deus por seu amor insondável.

Fonte: http://www.hermeneutica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário