segunda-feira, 21 de junho de 2010

Morreu José Saramago, e eu com isso?

É possível que ao ler a propositura acima, você em princípio tenha ficado surpreso, indignado ou até mesmo curioso. Afinal, como não se importar ou mesmo não se sensibilizar com a morte de um dos maiores escritores de todos os tempos – “o mestre das letras”.
“Aos 87 anos, o escritor português José Saramago assinou ontem, às 12 h 30 (8h, horário de Brasília), aquilo que ele dizia ser “a rescisão deste contrato temporário a que chamamos vida”. Segundo o site do autor, a morte ocorreu “em conseqüência de uma múltipla falha orgânica e depois de uma prolongada doença”.
Único escrito de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, Saramago passou os últimos momentos em sua casa, em Lanzarote (Ilhas Canárias), na Espanha. Sua esposa, a jornalista tradutora Pilar del Rio, 59, declarou que sua morte aconteceu depois de uma noite bem dormida e de um café da manhã tranquilo.” (Gilberto Amendola – JT 19 de Junho de 2010).
Algumas pessoas afirmavam que Saramago dizia não acreditar na existência de Deus e o escritor era um contumaz crítico da “igreja” fato evidenciado em algumas de suas obras. Outras pessoas diziam que ele tinha medo da morte e aqui como cristão quero chamar a sua atenção para à luz da Bíblia mostrar que por mais que seja dura e difícil a morte é uma realidade para todos nós quer a aceitemos ou não. Alíás a morte nasceu com o pecado original no jardim do Éden - “Pelo que como por um homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” (Romanos 5.12).
Mas, afinal morreu José Saramago, e eu com isso? Eu e você como cristãos tementes e obedientes a Deus e a sua palavra precisamos ser impactados com essa realidade, pois Deus não tem prazer na morte do ímpio – “Desejaria eu de qualquer maneira a morte do ímpio? Diz o Senhor Jeová, não desejo antes que se converta dos seus caminhos e viva?” (Ezequiel 18.23).
Assim, a morte de José Saramago como a de tantos outros “Josés” tem a ver comigo sim e com você também, uma vez que nós como cristãos somos chamados a compartilhar as boas novas com todas pessoas em todos os lugares e que, independente do nível cultural, social ou econômico, tem medo de morrer, as quais certamente só afastarão o medo da morte quando se encontrarem com Deus nessa vida. Portanto, evangelizemos todo homem todo, porque isso tem tudo a ver conosco sim!


Marcos dos Santos Queiroz
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário